Google lança Visões Gerais de IA nos EUA com mais países em breve

As Visões Gerais de IA estão sendo lançadas para todos os usuários dos EUA no Google Search, tornando-as disponíveis para centenas de milhões de usuários até a próxima semana, anunciou Liz Reid, a nova chefe de Pesquisa da empresa, no Google I/O. Em breve, as Visões Gerais de IA serão lançadas em mais países e estarão disponíveis para mais de um bilhão de usuários até o final do ano.

Hema Budaraju, Diretora Sênior de Produto da Experiência Generativa de Pesquisa do Google, disse que os cartões de link dentro das Visões Gerais de IA geram uma taxa de cliques maior do que os resultados tradicionais de pesquisa na web. No entanto, o Google não discriminará as impressões e dados de cliques dos links das Visões Gerais de IA no Google Search Console.

Além das Visões Gerais de IA, o Google está lançando novos recursos de IA no Search Labs, incluindo capacidades de raciocínio multietapas, capacidades de planejamento, resultados de pesquisa organizados por IA e um novo recurso do Google Lens com vídeo.

O que são as Visões Gerais de IA? As Visões Gerais de IA foram introduzidas como parte da Experiência Generativa de Pesquisa em maio de 2023. Elas eram opcionais no Google Search Labs até que o Google começou a testar as Visões Gerais de IA com um subconjunto de usuários em março de 2024.

As Visões Gerais de IA fornecem respostas às consultas usando tecnologia de IA generativa alimentada pelo Google Gemini. Elas oferecem alguns trechos de resposta com base na compreensão das consultas e no conteúdo encontrado na web sobre o tópico.

Aqui está um GIF de como as Visões Gerais de IA aparecem no Google Search:

Consultas limitadas. Você não verá Visões Gerais de IA para todas as suas buscas. As Visões Gerais de IA são reservadas para responder a perguntas mais complexas onde o Google acredita que pode agregar valor além dos resultados de pesquisa normais, explicou Budaraju. Se a Visão Geral de IA não adicionar valor ao que o Google Search mostra por padrão, o Google não mostrará uma Visão Geral de IA.

O Google não revelou a porcentagem de consultas que gerará uma Visão Geral de IA. Perguntei várias vezes e fui informado: “não compartilharemos esses números.”

Perguntei se veríamos Visões Gerais de IA apenas quando os anúncios não fossem exibidos e fui informado que não era o caso. Os tipos de consultas que mostrarão Visões Gerais de IA têm “menos a ver com anúncios” e mais com agregar valor aos resultados de pesquisa, disse Budaraju. Reid escreveu: “Como sempre, os anúncios continuarão a aparecer em espaços dedicados na página, com rótulos claros para distinguir entre resultados orgânicos e patrocinados.”

O Google pode mostrar Visões Gerais de IA para consultas de saúde, médica e financeira – as consultas YMYL (sua vida, seu dinheiro).

Um estudo recente concluiu que o Google está mostrando menos Visões Gerais de IA desde que os testes começaram há um ano. Além disso, a Onely compartilhou dados semelhantes mostrando que as Visões Gerais de IA estão aparecendo com menos frequência recentemente.

Gráfico do Estudo Sge Cliques. Especulamos que, quando o Google lançasse as Visões Gerais de IA e SGE (a propósito, as Visões Gerais de IA se formaram na SGE e Labs, então devemos chamá-las de Visões Gerais de IA e não SGE, segundo o Google), o Google as lançaria apenas para consultas que não prejudicassem seu desempenho e receita de anúncios.

Budaraju nos disse que a taxa de cliques nos cartões de link das Visões Gerais de IA é realmente maior do que a taxa de cliques nos resultados normais da web, semelhante ao que vimos para trechos em destaque, disse ela.

Impressões das Visões Gerais de IA no Search Console. O Google começará a relatar impressões e cliques das Visões Gerais de IA em seu relatório do Search Console, mas não distinguirá aqueles gerados pela pesquisa tradicional e Visões Gerais de IA. O Google os agrupará todos juntos, disse Budaraju. Não haverá como ver se seu site foi referenciado apenas nas Visões Gerais de IA, se houve uma impressão apenas para as Visões Gerais de IA e um clique apenas para as Visões Gerais de IA.

Essa abordagem é semelhante ao uso do Copilot no Bing Search pela Microsoft, anteriormente conhecido como Bing Chat. As ferramentas do Bing Webmaster agruparam as impressões e cliques do Copilot com os cliques normais de pesquisa na web. É assim que o Google lida com a exibição (ou não) de trechos em destaque no Search Console, apesar de ter criado um filtro para isso em 2016, mas nunca o lançou para o público.

Para mim, isso faz parecer que o Google (e o Bing) estão escondendo algo dos criadores de conteúdo. Que os cliques e CTR dessas respostas alimentadas por IA podem não gerar uma taxa de cliques saudável para os editores. Quero dizer, por que mais eles não mostrariam esses detalhes?

Quando as Visões Gerais de IA erram. Assim como qualquer nova tecnologia, as coisas podem dar errado. Recentemente, vimos as Visões Gerais de IA aconselharem beber urina para expelir uma pedra nos rins, e o Google removeu essa resposta em 24 horas. No passado, vimos exemplos de como os antigos trechos em destaque estavam errados.

Os usuários podem relatar Visões Gerais de IA prejudiciais e imprecisas clicando nos três pontos no topo da Visão Geral de IA. Os resultados das Visões Gerais de IA provavelmente melhorarão com o tempo, exibindo menos imprecisões, assim como vimos com os trechos em destaque quando foram lançados pela primeira vez.

Optar por não participar. Como as Visões Gerais de IA são um recurso de pesquisa, a única maneira de evitar que seu site apareça nas Visões Gerais de IA é por meio de controles de pesquisa normais. Isso significa bloquear seu site de aparecer no Google Search completamente, seja através do robots.txt, controles de meta tag ou outros meios.

O Google adicionou um documento de ajuda descrevendo maneiras de tentar evitar que seu conteúdo seja exibido nas Visões Gerais de IA. O Google escreveu: “As Visões Gerais de IA oferecem uma prévia de um tópico ou consulta com base em várias fontes, incluindo fontes da web. Como tal, estão sujeitas aos controles de visualização do Search.”

Os usuários não têm uma maneira de optar por não participar dessas Visões Gerais de IA no momento.

Trechos em destaque. Os trechos em destaque não desaparecerão. Eles continuarão a aparecer nos resultados de pesquisa, mesmo com essas novas Visões Gerais de IA. Alguns pensaram que as Visões Gerais de IA seriam um substituto para os trechos em destaque, mas, até agora, o Google nos disse que os trechos em destaque continuarão a aparecer nos resultados de pesquisa do Google.

Anúncios. O Google Ads sediará seu evento Google Marketing Live (GML) em 21 de maio. Tenho certeza de que eles anunciarão muitos recursos baseados em anúncios nessa ocasião (mais sobre o GML aqui).

“Inovação e melhorias na experiência do usuário na Pesquisa historicamente abriram novas oportunidades para os anunciantes. Vimos isso quando passamos com sucesso do desktop para o mobile”, disse um porta-voz do Google ao Search Engine Land. O Google expandiu: “À medida que usamos IA generativa para expandir os tipos de perguntas que podemos ajudar as pessoas a responder e atender a novas intenções na Pesquisa, vemos isso também abrindo novas oportunidades para que os anúncios sejam úteis e para que as empresas se conectem com os clientes.”

O Google também disse que “As pessoas estão achando os anúncios, seja acima ou abaixo das Visões Gerais de IA, úteis. E continuamos a experimentar novos formatos de anúncios, incluindo anúncios de Pesquisa e Shopping ao lado dos resultados de Pesquisa nas Visões Gerais de IA.”

Por que nos importamos. Quer gostemos ou não, as Visões Gerais de IA estão sendo lançadas para os usuários esta semana nos EUA e em mais países no final deste ano. Será que sempre serão perfeitas? Não, mas esta é a próxima evolução do Google Search.

O Google tem testado isso no último ano, nos dizendo que atenderam bilhões de consultas usando IA generativa. A empresa afirma que as pessoas estão clicando em uma maior diversidade de sites graças às Visões Gerais de IA e que os usuários “adoram as respostas” que estão fornecendo.

“Tudo isso é possível graças a um novo modelo Gemini personalizado para o Google Search. Ele reúne as capacidades avançadas do Gemini – incluindo raciocínio multietapas, planejamento e multimodalidade – com nossos melhores sistemas de Pesquisa,” disse Reid.

E há mais por vir. O Google adicionou um monte de novos recursos de IA ao Google Search Labs, incluindo:

Capacidades de raciocínio multietapas
Capacidades de planejamento no Google Search
Resultados de pesquisa organizados por IA
Google Lens Pergunte com Vídeo
Você pode saber mais sobre esses novos recursos aqui.

Related Articles

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *